Seguidores

23 de jun. de 2013

Joaquim Barbosa para presidente... só que não.


Joaquim Barbosa é considerado um herói por muitos. Cogita-se, e muito, sua candidatura à presidência, e certamente ele teria grandes chances. Sair da presidência do STF para a do Brasil. A quem interessaria, realmente? Quem iria sair na vantagem? Péssima ideia. 


Tenho vistos muitas postagens no facebook colocando o Joaquim Barbosa como um herói. Tenho visto um apoio bem maior para que ele se torne candidato a presidente. O Partido Militar Brasileiro (PMB), ainda não oficial perante o TSE quer muito o Joaquim Barbosa como candidato do partido deles.  Elio Gaspari, colunista do jornal O Globo, em seu artigo "Um exercício de fantasia futurológica" voltou a tocar no assunto, e aí decidi ponderar sobre isso. 

Quem iria se beneficiar com Joaquim fora do STF

O Ministro é um verdadeiro calo no pé dos mensaleiros, e até mesmos de ministros como Gilmar Mendes e Ricardo Lewandolski, polêmicos por suas decisões que revoltaram a população. Certamente tem outros ótimos ministros que eu admiro bastante dentro do Supremo, mas ele está ali pra somar. 

Imagine ele saindo de lá. Como ficaria os mensaleiros? Quando será julgado o mensalão mineiro, ou mensalão tucano? Que melhor seria oposição em relação a Gilmar e Levandowski? 

Barbosa e a corrupção na presidência

Fato. Sempre houve e sempre haverá corrupção dentro do Governo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal. Seja do Legislativo ou do Executivo. Claro, no judiciário também, mas na minha opinião, ainda tá melhor que os políticos. Mas para se manter ali, tem que base aliada grande, dar Ministérios a apoiadores de peso, fazer favores. Ali não é lugar pra Barbosa. Ele tem que ter aulas de manobras políticas para conseguir algo. 

Ele pode fazer muito mais no STF do que no Planalto

Como presidente, estaria com mãos atadas pra muita coisa, e teria seus poderes limitados. Hoje o Congresso decide que a cura gay deve existir. Amanhã o STF veda a legislação por ser inconstitucional. O presidente pode fazer isso? Não. Ela veta mas o Congresso pode rejeitar. 

E os 90 mil reais para construir os banheiros. Não seria ele corrupto?

Foram 90 mil reais para reforma de 4 banheiros. Teve luxo sim, pode ser discutido se houve ou não exagero. Mas isso não significa, necessariamente, corrupção. Não é o suficiente para manchar a imagem dele. Eu ainda o prefiro no STF com todos os seus defeitos. A última reforma do Palácio do Planalto custou 111 milhões de reais, sendo 33 milhões superfaturados. E ainda precisou de ajustes porque não foi totalmente bem feito. Aí sim tem indício forte de corrupção. 




4 comentários:

  1. Só quero saber quando ele, o supremo presidente, vai obrigar aos demais pares a devolver os R$ 400 mil reais gastos com passagens para as primeiras damas que viajaram ao exterior, acompanhando os seus respectivos e “digníssimos maridos”
    Se é tão honesto, porque não denunciou.
    Claro que não! Ainda mandou que fosse retirado do site do STF as informações referentes ao assunto.
    -http://blogdabethmuniz.blogspot.com.br/2013/05/stf-tira-do-ar-informacoes-sobre.html#.UciEsdixmjc
    Cada qual tem o mensalão que lhe interessa.O dele, só o Procurador Geral sabe...
    Não me agrada salvadores da Pátria.
    Prefiro gente de carne e osso.
    Um abraço Djoni.

    ResponderExcluir
  2. ele precisa de aulas de manobras politicas ?

    ele precisa é chutar aquele congresso p/ pqp, e formar outro com outras regras, o q atrasa o brasil é aquela merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. z3ja, infelizmente na atuação situação da política, para poder sobreviver como presidente da República, precisaria sim de aulas de manobras políticas.

      Nem ele e nem a presidenta do Brasil podem dissolver o congresso e trocar por outro. Se tentar, inclusive, é crime. De fato o Congresso é o verdadeiro atraso do Brasil. Dissolver não é possivel, mas uma reforma política faria toda a diferença. Abraços

      Excluir
  3. A verdade é que o povo brasileiro está numa canoa bem furada mesmo. Não quer mais a presidenta, não quer o Michel Temer, não quer o Renan Calheiros e não quer o Joaquim Barbosa. Alguns até clamam por este último, mas é puro desconhecimento de causa. Estes sujeitos então entre aqueles que faturam altíssimo em cima da desgraça alheia. Quem não conhece os advogados que os comprem. A exemplo de Eliana Calmon, que tanto iludiu falando que faria isto e aquilo pelo tribunais a fora, e não fez absolutamente nada, e sim, sumiu do mapa, estes senhores do STF condenadram os mensaleiros porque não tiveram outra alternativa, os corruptos lesaram aos brasileiros, os sofridos cofres públicos, foram julgados como criminosos comuns, tiveram penas irrisórias se analisado os males que proporcionaram ao povo brasileiro, e ainda, talvez paguem multas insignificantes se comparado ao que roubaram. E ainda pior, tem o privilégio de recorrer em última instância, o que nunca seria dado ao cidadão comum, afinal como o próprio nome diz, última instância é última instância. Em um milagre tremendo, talvez sejam presos por algum período curto, em celas repletas de mordomias, para depois aproveitaram a boa vida com o nosso dinheiro que espertamente surrupiaram.

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.