Seguidores

23 de jun de 2013

Joaquim Barbosa para presidente... só que não.


Joaquim Barbosa é considerado um herói por muitos. Cogita-se, e muito, sua candidatura à presidência, e certamente ele teria grandes chances. Sair da presidência do STF para a do Brasil. A quem interessaria, realmente? Quem iria sair na vantagem? Péssima ideia. 


Tenho vistos muitas postagens no facebook colocando o Joaquim Barbosa como um herói. Tenho visto um apoio bem maior para que ele se torne candidato a presidente. O Partido Militar Brasileiro (PMB), ainda não oficial perante o TSE quer muito o Joaquim Barbosa como candidato do partido deles.  Elio Gaspari, colunista do jornal O Globo, em seu artigo "Um exercício de fantasia futurológica" voltou a tocar no assunto, e aí decidi ponderar sobre isso. 

Quem iria se beneficiar com Joaquim fora do STF

O Ministro é um verdadeiro calo no pé dos mensaleiros, e até mesmos de ministros como Gilmar Mendes e Ricardo Lewandolski, polêmicos por suas decisões que revoltaram a população. Certamente tem outros ótimos ministros que eu admiro bastante dentro do Supremo, mas ele está ali pra somar. 

Imagine ele saindo de lá. Como ficaria os mensaleiros? Quando será julgado o mensalão mineiro, ou mensalão tucano? Que melhor seria oposição em relação a Gilmar e Levandowski? 

Barbosa e a corrupção na presidência

Fato. Sempre houve e sempre haverá corrupção dentro do Governo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal. Seja do Legislativo ou do Executivo. Claro, no judiciário também, mas na minha opinião, ainda tá melhor que os políticos. Mas para se manter ali, tem que base aliada grande, dar Ministérios a apoiadores de peso, fazer favores. Ali não é lugar pra Barbosa. Ele tem que ter aulas de manobras políticas para conseguir algo. 

Ele pode fazer muito mais no STF do que no Planalto

Como presidente, estaria com mãos atadas pra muita coisa, e teria seus poderes limitados. Hoje o Congresso decide que a cura gay deve existir. Amanhã o STF veda a legislação por ser inconstitucional. O presidente pode fazer isso? Não. Ela veta mas o Congresso pode rejeitar. 

E os 90 mil reais para construir os banheiros. Não seria ele corrupto?

Foram 90 mil reais para reforma de 4 banheiros. Teve luxo sim, pode ser discutido se houve ou não exagero. Mas isso não significa, necessariamente, corrupção. Não é o suficiente para manchar a imagem dele. Eu ainda o prefiro no STF com todos os seus defeitos. A última reforma do Palácio do Planalto custou 111 milhões de reais, sendo 33 milhões superfaturados. E ainda precisou de ajustes porque não foi totalmente bem feito. Aí sim tem indício forte de corrupção.