Seguidores

2 de jul. de 2013

Por que devemos fazer um minuto de silêncio mesmo?




Pra que serve um minuto de silêncio? O que fazer? Porque silêncio? Devemos rezar, fazer prece? Ouvir o silêncio? Quem deve contar esses 60 segundos? Já parou pra refletir sobre?




Caçando uns vídeos no youtube, assisti um do George Carlin. Gosto muito dos vídeos dele, apesar de não ter gostado tanto desse. Ele esticou demais. Mas gostei do assunto abordado. Pra que serve um minuto de silêncio? Pra homenagear alguém que morreu, geralmente. 

Curioso que sou, pesquisei e encontrei no site "Mundo Estranho", da Editora Abril, algumas informações. Há duas versões que vocês poderão ver lá, e o tempo antes era maior. Uma conta com 10 minutos, e a outra com 2. Bem... como isso é bastante comum em estádios, manter uma torcida calada por 10 minutos não é nada fácil, então ficou aí 1 minuto apenas. 

E o que fazer em um minuto de silêncio? Quem pede isso o que quer afinal, o que esperam? 

Ninguém diz nada do que deve ser feito nesse minuto. Li um artigo muito interessante no Recanto das Letras chamado "Minuto de Silêncio", que mostrou quão demorado pode ser esse minuto...

Você olha ao seu redor... gente mexendo no celular, de olho aberto, de olho fechado, rezando, bocejando, olhando as horas. Cada um fazendo o que der na telha, alguns nem sabem em memória de quem ou o que é aquele minuto. 

Qual o objetivo de fazer um minuto de silêncio? Porque silêncio? O morto não "ouvirá" o silêncio, ele não acordará. Aquele minuto de respeito sempre será contaminado por alguém que não tá nem aí. Aquele momento dedicado sempre será disperso. 

As preces/rezas.. 

Muitos já vão preparados para isso, para não fazer feio. Prece em favor de quem já morreu? Assim como silêncio, a prece não fará o morto voltar a vida. Era pra família? Pra qual integrante? Pro canalha que só quer a herança, pra falsa que só foi ali porque foi forçada? Deus vai ouvir suas preces e então cuidar bem do morto?  E se ele não tiver se comportado bem, vai adiantar? Eu não acredito em Deus, mas se ele existisse, da forma como manda a Bíblia, ele sabe muito mais do que você sobre quem morreu, afinal ele é Deus, e já saberá o que fazer também. Qual a serventia da prece?

Silêncio para ouvir o silêncio.. sim, o silêncio se ouve.. 

Na respiração, nos batimentos cardíacos, nos soluços.  O silêncio total não vai ser possível. Quando fico em silêncio, meu cérebro toca desde Back in Black do AC/DC até Acereje da banda Rouge. Se um som desse sai da minha cabeça, ninguém se concentra. Eu não me concentro. O silêncio gera barulho, uma verdadeira poluição sonora.

E o pior.. quanto dura um minuto? Nunca vi ninguém cronometrar o minuto de silêncio. Alguém pode parar o silêncio em 30 segundos, o outro pode passar mais de dois minutos. O minuto de silêncio não existe. Se você conta já não tá em silêncio, já não está rezando. Se for contar, fica ridículo você pedir um minuto de silêncio para alguém usar esse minuto para contar 60 segundos. 

Há pessoas que ficam atormentadas com um minuto de silêncio. Se sentem frustradas por não atender a um expectativa que nem sabia qual era de quem pediu aquele minuto, de estar com medo de fazer uma coisa errada, ou de estar com raiva porque alguns não respeitaram esse minuto de silêncio da forma como ela planejara.

Que tal então definir regras do que vai rolar nesse minuto de silêncio e mostrar ao morto o mínimo de organização? 

7 comentários:

  1. Muito interessante. Se puderes siga meu blog que eu retribuirei a gentileza!!!

    ResponderExcluir
  2. 'O silêncio não comete erros...'
    Não sei de quem é a afirmação, mas concordo plenamente.

    O silêncio alimenta o corpo e alma, mas, só para os que sabem compreender a sua importância.

    Beijo Djoni.

    Bom dia para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compreendo a importância na medicação, por exemplo. Quando se está só, admirando algo, e em vários outros pontos.

      Mas no minuto de silêncio, em homenagem a alguem que morreu, não. Considerando que você compreende a importância, qual seria?

      Abraços e ótimo dia pra você.

      Excluir
  3. Exato, o morto não vai "ouvir" o silêncio, e se não for para o morto esse minuto de silêncio é para nós mesmos, mas não acho que fazer isso em locais públicos seja uma boa ideia, sempre vai ter pessoas que nem ao menos conheceram o morto, e o que eles esperam? Que rezem por eles? Que finjam gostar da pessoa? Poxa, se fôssemos ficar triste por cada um que morre que não conhecemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo para nós mesmos, não seria um minuto muito pouco para uma reflexão? E como você disse, um local público não é nada aconselhável.

      Acho que sempre o ambiente será contaminado por uma falsidade, as vezes nem proposital. Não conhece o morto, vai rezar pra ele, fingir ter consideração?

      Excelente comentário. Abraços!

      Excluir
  4. Oi Djoni, desculpa mas ri quando se referiu o minuto do silêncio, para o canalha pensar na herança do morto.
    Parabéns ao artigo, ótimo.
    Abrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa? Eu fico lisonjeado que você gostou do artigo, querida. Abraços!

      Excluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.