Seguidores

7 de jul. de 2013

Orgulho de ser brasileiro. Porque eu teria?


Orgulho de ser brasileiro, orgulho de ser negro, orgulho de ser nordestino. Eu não escolhi isso, é herança. É a natureza, e ponto final. Você é feliz por ser negro, mas não sente orgulho de ser negro, brasileiro, ou seja lá o que for. 


Eu acho que vou criar uma categoria só com comentários sobre os vídeos do George Carlin. Esse já é o terceiro, e seguido. Ele falou neste vídeo sobre o que ele acha acerca do orgulho étnico e nacional.  

Orgulho de ser brasileiro, orgulho de ser negro, orgulho de ser nordestino. Eu também nunca entendi o motivo do orgulho. Você estuda muito e passa numa faculdade de medicina. Seu pai aceita que você finalmente "saia do armário" a assume sua homossexualidade, mostrando a você que o amor dele é maior do que qualquer tipo de preconceito. Isso é motivo de orgulho, algo que você se esforça para que ocorra, algo que depende de você. 

Eu nasci brasileiro, nordestino, cearense, fortalezense, além de lindo, claro. Eu não escolhi isso, é herança. É a natureza, e ponto final. Não depende de mim, do meu esforço. Se eu me esforçar não serei italiano nato (no máximo, naturalizado). Não serei negro, paulista. Não há qualquer motivo de eu me orgulhar. 

Mas eu gosto de ser brasileiro, cearense, fortalezense. Qual termo seria mais adequado então? Ser feliz. 

É isso aí. Você se sente feliz com a cor da sua pele, o local onde nasceu, o físico que herdou geneticamente, seus olhos verdes, etc. Independente dos motivos, você sente feliz. Está satisfeito com o que a natureza fez por você, onde naturalmente foi colocado. Você é feliz por ser negro, mas não sente orgulho de ser negro, brasileiro, ou seja lá o que for. 

Ah propósito, fiquei muito orgulhoso em saber que meu último artigo "Porque devemos fazer um minuto de silêncio mesmo?" recebeu 11 marcações de +1 no Google+. Tenho uma média de 2 ou 3 por postagem, e o máximo que já tinha recebido era 8. Esse é um ótimo sinal de que quem leu gostou, e fico muito mais feliz com isso do que com a quantidade de visualizações. Obrigado a todos. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.