Seguidores

21 de jan. de 2012

Dia Mundial da Religião - Homenagens ou Protestos?

    Hoje é dia mundial da religião, criado com o objetivo de promover a união de    todas as religiões existentes no mundo. A religião foi palco de muitas glórias e muitas tragédias. Várias uniões e separações. Paz e guerra, Como hoje ela é vista pela sociedade? Para  ela (sociedade) hoje é um dia de homenagens ou protestos? Hoje é dia de homenagear paz, amor e respeito. Protestar contra radicalismo e intolerância.

De acordo com o site Brasil Escola, essa comemoração surgiu a partir de 1949, através da assembléia nacional espiritual. E dentre as principais religiões do mundo, temos o Hinduísmo, Budismo, Islamismo e Cristianismo (e aí temos ramificados católicos, protestantes, espíritas). Mas não pretendo discutir aqui de que se trata cada religião. Mas sim refletir aqui com vocês o papel de cada uma e a sua história.

A começar pela perseguição com cada religião. De acordo com a Wikipedia, o cristianismo na Antiguidade foi perseguido pelo judaísmo e o paganismo. Na idade média de moderna, tivemos o anti-semitismo, com a perseguição contra os judeus. Na idade contemporânea, o holocausto. Ainda coloca-se ai perseguição dos Estados Unidos contra os mórmons, inquisição, caça as bruxas, islamofobia e por ai vai.

A questão de ser dia de homenagem ou protesto, trata-se de cada pessoa. E não se são dignas de homenagens ou protestos. Cada religião tem uma linha filosófica, tem uma espécie de guia de como viver. Mas infelizmente há os radicais, que são a favor da censura e contra a liberdade de expressão religiosa e ateísta. Hoje eu bato palmas para o amor, para a força de vontade, seja encontrada na razão ateísta, ou na fé religiosa. Hoje eu bato palmas para a união, para a amizade, para um mundo melhor, que deve ser a raiz de cada religião.

Mas hoje eu não só bato palmas, eu protesto contra a censura, falta de liberdade religiosa, falcatruas, desigualdades, lavagem cerebral, verdade absoluta, radicalismos e violência, agressão contra ideais, e escândalos religiosos. Que possamos agir com o cérebro e nos guiar pelo coração, em vez de sermos hipócritas, querendo ser melhor ou superior, independente de sermos católicos, protestantes, ateus, budistas, wiccanianos ou qualquer outra religião (ou ausência dela).

Não importa para mim como surgiu a vida. O que me importa é nosso destino não seja trágico na busca e conflitos de nossas origens.

16 comentários:

  1. o amor é uma religião onde tosdos se sente Humanos e produtivos,porque não proclamar?!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. O amor deve ser a raiz de qualquer religião. Por ele todos os outros dogmas são automaticamente realizados. Grande abraço e obrigado por sua participação.

      Excluir
  2. Acho que tudo converge para plantar bons sentimentos. A religião é uma ponte, não o destino. E todos tem sem defeitos, não há como negar. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Bia. Mas a religião é usada como destino, e assim esquecem do amor como ponte e alicerce. Obrigado querida! Abraços!

      Excluir
  3. Sim concordo quando dizes no post bem assim: "Hoje é dia de homenagear paz, amor e respeito. Protestar contra radicalismo e intolerância."
    Mas também penso que seria um dia para fazermos mais reflexões a respeito aliado a muitas releituras a respeito de tudo em si!
    Estarei divulgando nas redes sociais e agradeço sua indicação e divulgação do assunto como tema "Dia Mundial da Religião - Homenagens ou Protestos?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que tipos de reflexões faríamos? Baseado no que disse aqui, ou mais além disso? Obrigado por sua participação Charles!

      Excluir
  4. olá religião quer dizer reeligar com deus,vamos ler para entender,e não julgar qualquer religião que seja.cada faz sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Mas isso é uma crítica ao que eu disse ou uma confirmação? Afinal, não julguei nenhuma religião. Abraços e obrigado por participar!

      Excluir
  5. desculpe, mas de acordo com minhas muitas pesquisas para a formação de um dos mais completos site de Datas Comemorativas da língua portuguesa, hoje é somente o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa” (comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.635 DE 27 de dezembro de 2007, para marcar a data da morte da iyalorixá [sacerdotisa] brasileira do candomblé, Gildásia dos Santos [mais conhecida como Mãe Gilda ou Gilda do Ogun, acometida por um infarto fulminante em 21 de janeiro de 2000, ao ver sua foto estampada na capa do jornal "Folha da Igreja Universal do Reino de Deus", ao lado da manchete: "Macumbeiros charlatões enganam fiéis", pelo que a IURD [Igreja Universal do Reino de Deus] foi condenada em última instância no STJ [Superior Tribunal de Justiça] a indenizar os herdeiros da sacerdotisa em 145.250 Reais, cabendo 20.750 Reais para cada um dos 7 herdeiros beneficiados por essa ação judicial), porque o “Dia Mundial da Religião” ou “World Religion Day” é uma comemoração móvel, que foi instituída em dezembro de 1949 pela Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá’ís dos Estados Unidos da América ou “National Spiritual Assembly of the Baha’is of the United States of America”, e que atualmente é celebrada por várias religiões ao redor do mundo no 3º domingo de janeiro, sendo que em 2012 a data caiu em 15 de janeiro e em 2013 será celebrada no dia 20 de janeiro. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, amigo. Desculpe se houve algum engano. Me baseei em sites - também muito sérios - como Mundo Educação e Brasil Escola. Por questão de pesquisa profunda, não me ative, já que meu interesse é justamente debater sobre a intolerância religiosa e uma reflexão sobre o dia. Obrigado pela informação. Grande abraço

      Excluir
  6. Oi Djoni

    e eu bato palmas para você, pela sua lucidez ao aplaudir o que deve ser aplaudido. O mundo precisa de tolerância, de amor e compaixão, quem manifesta isto, dentro ou fora das religiões está no caminho certo.

    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Van. Eu também bato palmas para você pelo seu reconhecimento e participação! Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá
    Acredito que As religiões de forma geral apenas confundem mais e mais as pessoas, pois existem tantas "verdades" que fica difícil seguir o que realmente é certo. Mas que seja um dia de combate a intolerância. Não concordo com as guerras em prol da religião, só provoca mortes e mais mortes e nunca levaram a nada.
    abraços
    Fernu Opinari - Blog

    ResponderExcluir
  8. Acredito que no mundo conta-se nos dedos as religiões que realmente libertam o homem dos 5 sentidos e o levam ao Eu Verdadeiro Interior e Perfeito.

    Não creio que há tantas razões para se comemorar, pois sociedades secretas criaram as religiões e também a ciencia para "duelarem" fazendo a humanidade se esquecer da nossa origem: Todos Somos Espíritos - Filhos de Deus Infinitos e Perfeitos.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito em um criador do universo e para mim não importa como devo chamar-lo, o importante é eu ter consciência dos meus direitos e deveres e me esforçar a cada dia buscando atingir a perfeição do meu censo de justiça, de ração, ético e de liberdade. Acho que se as bases dos ensinamentos civilizatórios não tivessem sido fundamentadas em coisas como: o fogo do inferno, a besta de sete cabeças, a vida eterna e muitas outras, hoje com certeza o ser humano estaria mais evoluído e menos fanático.

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito no criador do universo e não faz diferencia para mim, o modo como devo chamar-lo, acho que se as bases dos ensinamentos civilizatórios não tivessem sido fundadas sobre a ameaça do fogo do inferno e a promessa da vida eterna, hoje o ser humano seria mais evoluído e menos fanático.

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.