Seguidores

19 de jan. de 2012

Quer passar em concurso? Vai ter que dar o sangue (literalmente)

Sabe-se que para passar em concurso, tem-se que dar o sangue, batalhar, se dedicar profundamente. Pois é, pensando nisso, o deputado Luiz Argôlo (PP-BA) decidiu interpretar isso na literalidade e criou o projeto de lei para colocar doação de sangue como critério de desempate para a aprovação. Agora sim terão que dar o sangue. Mas como fica os impossibilitados fisicamente de doarem sangue?











Eu, sinceramente, achei uma excelente ideia do deputado colocar doação de sangue como critério de desempate. Pense bem: é algo seguro, não dói (não considero dor uma picadinha e uma leve fraqueza momentânea), é rápido e salva vidas. É um dever moral nosso, e todos devem fazer, exceto aqueles que são impossibilitados de tal coisa, como anêmicos, hipertensos, etc.

Já há um benefício para doador de sangue. Doou duas vezes no mesmo ano, não paga a inscrição pro concurso público. Agora, já que não há ainda essa consciência entre a população toda, esse é um excelente incentivo. Levanta-se automaticamente a seguinte questão: pessoas impossibilitadas fisicamente ficarão em desvantagem quanto a isso, serão prejudicadas? É  um caso a estudar.

 Eu pensei nos adventistas do sétimo dia também, mas ao contrário do que eu pensava, eles não podem fazer transfusão de sangue, mas doar podem sim, inclusive fazem campanhas para isso.

Será que os impossibilitados de doarem sangue terão uma carteirinha comprovando que não podem, e assim terem a mesma vantagem dos que doaram? E será que já não chegou a hora de acabar com a gratuidade de inscrição para pessoas com baixa renda? Não por preconceito, mas para um incentivo forçado a doarem sangue duas vezes ao ano.

Fica a dica, e espero a manifestação de vocês. .







5 comentários:

  1. Achei interessante a ideia do projeto, embora provavelmente eu seria prejudicada por constantemente estar abaixo de 50kg, mas tudo pelo bem comum. Não sabia também da gratuidade sobre a taxa em concursos públicos, conheço alguém que vai gostar de saber disso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Djoni

    Fiquei intrigada com as possibilidades dos adventistas, nunca imaginei que eles podem doar sangue, já que não podem receber transfusão pensei que doar também estivesse fora de cogitação pra eles, é interessante não aceitar para si, mas até incentivar, que se faça pelo outro, curioso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Para quem pode, é uma maravilha, mas nem todos podem doar sangue... Exemplo: quem pesa menos de 50 kg, quem está grávida, quem está amamentando, quem tiver com hipertensão ou hipotensão arterial, entre outros motivos. Achei isso muito injusto! :"(

    http://www.filantropia.org/sangue.htm
    http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao-de-sangue/duvidas.htm
    http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao-de-sangue/quem-nao-pode-doar.htm

    ResponderExcluir
  4. Olá,Djoni!!

    Doar sangue é doar vida.Mas é um direito, não um dever!E usar isso como imposição...é absurdo!
    Nota-se bem, como temos deputados preocupados e consciêntes das necessidades do povo... Fazem as leis para agradar, não com base em prioridades...ninguém merece!
    beijos!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. E ai, manolo?

    Bela iniciativa. Com certeza o deputado sabe que nem todos podem doar sangue,
    algo ele deve fazer para que isso não se torne injusto.
    Nunca doei sangue, talvez comece a fazer.
    Atualize nos sobre qualquer novidade.

    Abç

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.