Seguidores

18 de jan. de 2012

A SOPA pode te engasgar...




A SOPA - Stop Online Piracy Act (lei de combate à pirataria online) é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos),  amplia os meios legais para que os detentores de direitos autorais possam combater o tráfico da pirataria online. A Censura está no ar e a SOPA promete um gosto bem amargo aos que tentarem engolir, inclusive engasgando os corajosos.





A SOPA, em termos práticos, é um grande cala boca para os internautas. Lembra da Ditadura Militar? É tipo isso... agora virou ditadura online. A SOPA promete engasgar qualquer um que tentar engoli-la, pois amplia, e muito a censura pela internet.

A melhor forma de explicá-la é transcrever o que foi publicado no site Portal Bragança:
A proposta de Lei prevê que os grandes sites de conteúdo, gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Um dos pontos mais discutidos é o bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados fonte suspeitas de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual norte-americana.
Sites de Busca seriam obrigados a retirarem de seu indice de busca sites suspetos e só poderiam reconsidera-los após debate na justiça americana.
Outro ponto discutido é que a proposta vincula sites com links à sites suspeitos de pirataria, punindo-os também, ou seja se em algum comentário um visitante fizer um Link para um site de pirataria o site também será bloqueado.
Como isso afeta sitesbrasileiros?
Há mais pontos polêmicos na lei e um deles é a possibilidade de colocar offline sites estrangeiros, inclusive brasileiros, suspeitos de violarem os direitos de autor sem para que isso seja necessária uma ordem judicial.
Plataformas de blog como wordpress podem ser bloqueadas acusadas de quebra de patente de software, assim milhares de sites sairiam do ar, mesmo aqueles hospedados em host prórpios.
Como mais da metada da Infraestrutura da internet está em território americano, as consequências poderão se a lei for aprovada afetar toda a internet mundial.


 Vários site estão em protesto contra isso. Vídeos no Youtube estão sendo vinculados pela internet acerca da SOPA, A Wikipedia fez um black out durante 24 horas, paralisando seus serviços em protesto, e divulgou uma nota sobre isso (clique aqui e veja). Anonymous, Facebook, Google entraram na lista dos que combatem o projeto de lei.

Não sou a favor da pirataria. Mas também não sou da censura. E você? Gosta da SOPA? Ou sentiu um gostinho amargo também?

7 comentários:

  1. Oi Djoni

    nada diferente do usual, do que é o costume deles quando se trata de protegerem suas hegemonias, tudo que se sobressai tentam enquadrar em leis e regras que visam tão unicamente proteger seu poderio econômico, no final é tudo uma coisa só, todos precisam pedir benção a eles, de uma forma ou de outra, só eles podem criar, distribuir, comercializar, você fala sobre a internet, este é o assunto, mas abro um parênteses para citar vários outros, um
    deles a ecologia por exemplo, usam isso dizendo estar protegendo-a e invadem nosso país de ideias que nada mais visam do que atender os interesses econômicos deles. Quando virem os EUA, bradarem em leis autorais, em preservação disso ou daquilo, pode saber seu poderio econômico está a sofrer ameaças e é isto que ele defende. As idéias nobres que propaga, como desarmar bomba no Iraque, proteger a ecologia no Brasil, libertar a mulher oriental oprimida, fortalecer as ONGS de defesa da terra no Pará e agora mais essa, proteger os direitos autorais na internet, todas estas nobres causas a serviço da nobre causa americana de ser a nação mais poderosa do mundo, sempre.

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nobre os estados unidos não tem nada. Nobre nas causas que lhe convem, porque o protocolo de Kyoto aguarda ate hoje providencias. Grande abraço e obrigado por participar do meu espaço.

      Excluir
  2. Olá,Djoni!

    Também não sou a favor da pirataria,mas censura ninguém merece!Com tantas coisas mais importantes para serem aprovadas...
    Um assunto para muitos debates...pois os interesses reais, nunca são o que parecem(só para preservar o direito autoral...), está mais para, preservar o monopólio econômico!
    beijos!Obrigada pela visita!Seja bem-Vindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita querida. Isso não é defesa de direito autoral.É apologia à censura!

      Excluir
  3. Tbm sou contra a pirataria mais super á favor livre de censura.
    Essa SOPA ai rstá faltando alguns temperos rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sopa está é temperada demais querida. Muito apimentada. Obrigado por sua visita. Grande abraço

      Excluir
  4. O projeto , se aprovado , seria em tremendo tiro no pé do próprio governo Obama. Em uma era em que um negro consegue quebrar as barreiras do racismo e das probabilidades e se eleger presidente se fazendo valer da força das redes sociais, é impensável colocar em prática qualquer prática que cerceie a liberdade na internet.

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.