Seguidores

18 de jan de 2012

A SOPA pode te engasgar...




A SOPA - Stop Online Piracy Act (lei de combate à pirataria online) é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos),  amplia os meios legais para que os detentores de direitos autorais possam combater o tráfico da pirataria online. A Censura está no ar e a SOPA promete um gosto bem amargo aos que tentarem engolir, inclusive engasgando os corajosos.





A SOPA, em termos práticos, é um grande cala boca para os internautas. Lembra da Ditadura Militar? É tipo isso... agora virou ditadura online. A SOPA promete engasgar qualquer um que tentar engoli-la, pois amplia, e muito a censura pela internet.

A melhor forma de explicá-la é transcrever o que foi publicado no site Portal Bragança:
A proposta de Lei prevê que os grandes sites de conteúdo, gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Um dos pontos mais discutidos é o bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados fonte suspeitas de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual norte-americana.
Sites de Busca seriam obrigados a retirarem de seu indice de busca sites suspetos e só poderiam reconsidera-los após debate na justiça americana.
Outro ponto discutido é que a proposta vincula sites com links à sites suspeitos de pirataria, punindo-os também, ou seja se em algum comentário um visitante fizer um Link para um site de pirataria o site também será bloqueado.
Como isso afeta sitesbrasileiros?
Há mais pontos polêmicos na lei e um deles é a possibilidade de colocar offline sites estrangeiros, inclusive brasileiros, suspeitos de violarem os direitos de autor sem para que isso seja necessária uma ordem judicial.
Plataformas de blog como wordpress podem ser bloqueadas acusadas de quebra de patente de software, assim milhares de sites sairiam do ar, mesmo aqueles hospedados em host prórpios.
Como mais da metada da Infraestrutura da internet está em território americano, as consequências poderão se a lei for aprovada afetar toda a internet mundial.


 Vários site estão em protesto contra isso. Vídeos no Youtube estão sendo vinculados pela internet acerca da SOPA, A Wikipedia fez um black out durante 24 horas, paralisando seus serviços em protesto, e divulgou uma nota sobre isso (clique aqui e veja). Anonymous, Facebook, Google entraram na lista dos que combatem o projeto de lei.

Não sou a favor da pirataria. Mas também não sou da censura. E você? Gosta da SOPA? Ou sentiu um gostinho amargo também?