Seguidores

11 de jun. de 2013

Protesto contra aumento de passagem. Vandalismo? Calma, mídia!


O aumento da tarifa do transporte público em São Paulo está ganhando uma repercussão imensa. Mas ao contrário do que se espera em uma manifestação, que é que a população abra os olhos, apoie, e as autoridades enxerguem o problema, o efeito está sendo o contrário: Por conta de um pequeno grupo de vândalos, todos os manifestantes assim estão sendo rotulados, inclusive pela mídia.


Abri o site da Globo.com e vi logo na capa, estampado: Manifestantes quebram vidro de estação de metrô, e uma foto do vandalismo. No Terra, Manifestantes invadem terminal, e assim sucede nos veículos de massa. 

De fato ocorreu o vandalismo? Sim. Deve ser reprimido? Sim. Mas parece que a maioria dos manifestantes são vândalos. Será que realmente é isso que está acontecendo?

Vandalismo noticiado dá mais Ibope...

Acompanhando os twittes da Clara Averbuck e  do Raphael Tsavkko, que estão acompanhando de perto o protesto, me parece que a história não é bem assim. Um pequeno grupo de vândalos, maioria punks, está tentando estragar o movimento, radicalizando. Picham os ônibus, tentam atear fogo, e por aí vai. 

Entenda bem a situação... 

Na entrada to terminal, o choque interviu e começaram os tiros. Ao ver a Globo gravando, jogaram bombas de gás também, e foram prendendo quem estava andando pacificamente. Os vândalos começaram a agir de novo, quebrando vidraças dos bancos Itaú e Bradesco e derrubando lixeiras. O grupo fica espalhado por conta da infiltração dos bardeneiros. Aí o cerco fecha. Bomba, tiro, cassetada de um lado, reação com pedras, etc. 


Quem tá pacificamente apanha. E quem estraga o movimento?

A PM reage novamente com quem está pacificamente protestando. Os vândalos continuam praticamente sem sofrer a repressão. Um manifestante foi atropelado, e a polícia não apareceu. Até um repórter do R7 apanhou da polícia. 

Só 20 centavos no aumento da passagem. Não é pouco para se manifestar?

Pegando por esse ponto de vista, parece plausível, apesar de que não há justifica para o aumento, uma vez que a qualidade do transporte continua a mesma: precisando de melhorias. Mas a história começou em 2010. A passagem foi de 2,30 para 2,70. Aumento de mais de 17%, contra menos de 5% da inflação. Mais que o triplo. Em 2011, foi de 2,70 para 3,00, um aumento de mais de 10%, quase o dobro da inflação da época, que foi de 5,63%. 

Estamos falando de uma perda de algo em torno de 20%. Em 2012 não teve aumento, e a inflação foi de 5,84%, e agora reajusta para 3,20, um pouco menor que a inflação, e acha que o cidadão tá no lucro? Se o valor é tão ínfimo, porque não paga você ou o governo esse aumento para os que andam de ônibus e estão se incomodando?

Enfim... 

Não há só mocinho ou só bandido nessa história. Mas o fato é que, por conta de um grupo pequeno de vândalos, a repressão geral é enorme, e parece que a mídia está perdendo o foco do que realmente está acontecendo. Abra o olho. 

10 comentários:

  1. Djony de fato ah uma generalização acontecendo nos protestos,acho q essa ''reação'' dos manifestantes pode não ser uma reação a reprensão policial mas sim uma reação a maneira egoista do governo paulista q coloca o cidadão em segundo plano,atras dos interreses empresariais são paulo não é unanimidade nesse caso isso e nitido se for levar em conta a inflação e a serie de reajustes.
    quanto aos protestos existem vandalos e baderneiros de movimentos anarquistas q estão ''puxando a briga''pro lado de quem protesta pacificamente ja se falou ate em furtos e danos ao patrimonio publico,no entanto cabe a policia agir em prol do cidadão e não contra o cidadão e é isso q de fato vem acontecendo(segundo minhas fontes) eles estão priorizando reprensoes em manifestantes mais vulneraveis por estarem agindo pacificamente justificando com as pequenas queimas de materiais descartaveis q estão acontecendo desde o inicio do protesto
    um ponto q vc não tocou foi o direito de ir e vir de quem trafega pelas rodovias interditadas q não concorda com o protesto e acabam se prejudicando tambem devido aos engarrafamentos e atos de vandalismo q ocorrem ocasionando ate como eu ja mencionei furtos.sou sempre a favor de protestos q não prejudiquem quem resolvel não se envolver no assunto,embora ache q essa luta devia ser de todos.um abraço

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, a reação à repressão vem nas pedradas, quando o choque começa a atirar, jogar bomba, etc. Esse comportamento de vandalismo realmente é uma reação ao descaso, mas prejudica todo o grupo.

    Eu sou policial, minha intenção é espalhar o grupo e acabar com o protesto que tá gerando violência. Mais fácil enfrentar a agressividade dos vândalos ou a passividade dos manifestantes? Como você disse: eles são mais vulneráveis.

    É verdade, realmente não toquei no assunto. Mas vamos refletir: quando há uma greve de ônibus, a população que não participa da greve fica totalmente prejudicada, correndo risco de serem depredadas junto aos ônibus, chegando em atraso no trabalho, tendo que desembolsar mais para pagar um moto táxi, etc.

    Quando há greve de policial, a cidade fica em pânico. Há arrastões, assaltos, o comércio fecha logo, etc. Aqui quando há da construção civil, eles vão fazendo passeata nas ruas, que ficam bloqueadas enquanto os inúmeros grevistas vão passando.

    Porque fazem isso? Para chamar atenção a população e as autoridades. Essa luta deve ser abraçada por todos, como você mesmo disse. O problema é que ninguém abraça a causa, e antes de saber das coisas, fica renegando o movimento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Um dia eu estava passando pela secretaria da educação, na república, numa manifestação dos professores, e pude assistir ao vivo e a cores, um acontecimento antes dele chegar a mídia. Na época o governador era o Mário Covas, que tinha aparecido ali na frente do portão principal da secretaria para xingar os professores de vagabundos ( pra mim uma idiotice, pra que fazer isso? ) e dois mendigos, ( será que eram mendigos mesmo? ) por trás do pessoal que estava se manifestando, jogaram uma pedra no governador. Não adianta alguém vir falar algo sobre isso, porque eu estava lá, e vi tudo. na televisão não apareceu o origem da pedra,e por ocasião disso prenderam o professor que estava organizando a manifestação e a policia acabou com tudo. Assim que a agressão não foi culpa dos manifestantes, mas a mídia usou isso, evidentemente, contra eles. manifestações não podem ser violentas, mas ao contrário do que aconteceu M.L.K e Gandhi, não havia a mídia pra distorcer tudo, assim que deve-se prestar atenção a esse fato
    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente se as pessoas não refletirem sobre o que está ocorrendo dentro das manifestações, a tendência é que esses protestos sejam frustrados (felizmente o de São Paulo só aumenta) ou muito prejudicados. Abraços e obrigado por sua participação!

      Excluir
  4. Não tenho nada contra quem queira protestar contra o aumento da passagem, acho válido. Agora não justifica a pessoa destruir o patrimonio público já quem quem paga somos nós né?
    Já respondeu nossa enquete? Queremos conhecer vc.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  5. Olá Djoni,

    Esse movimento não é reivindicatório e muito menos de protesto.
    É eminentemente político-partidário organizado pelo Partido Socialismo e Liberdade – Psol, ultra-esquerdista, que em alguns momentos se confunde com o que há de mais reacionário na extrema direita.

    Hoje em Brasília eles resolveram tomar de assalto o Estádio Mane Garrincha, fechado a principal via de acesso à Arena.
    Uma nuvem de fumaça de cor preta encobriu o céu. Efeito dos pneus que foram queimados.
    O estudante pobre que precisa trabalhar para poder comer, não estava lá. Quem estava? Os da classe média, que apenas estuda e tem tempo de sobra, sem nenhuma responsabilidade com a sua sobrevivência diária.

    Protesto é uma coisa.
    Vandalismo é outra.

    Quem quer construir um regime Democrático, de Direito e Republicano, não pode agir desta forma.
    Ou, então, é o caos das ditaduras.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.

      O movimento é organizado pelo MPL - Movimento Passe Livre, cujo líder não é filiado. Inclusive, conta com apoio dos movimentos jovens do PSOL, PCO e PCB. Conta com o apoio da UNE também, intimamente ligada ao PT e PC do B. Conta também com o apoio da ANEL e UBES, outros grupos estudantis.


      Volto a informar que os vandalismo não vêm dos organizadores, e nem dos organizados. Há grupos de punks radicais lá dentro, que não fazem parte da organização, que se acham no direito de estragar o movimento, e quem paga? O protesto todo.

      Sobre o tipo de pessoa que estava ou não lá, eu gostaria de saber porque você acha isso. Claro, a quantidade de pessoas de classe média é enorme. Quem precisa trabalhar para viver ou não estuda, ou se estuda, tem seu tempo integral ocupado. Não tem condição de se manifestar. Quem só trabalha, provavelmente não tem nem informação suficiente para um protesto, são banidos pelo próprio Estado.

      Concordo contigo: protesto é uma coisa, vandalismo é outra. E não se pode confundir as coisas.

      Assim sendo, continuo insistindo que sim, esse é um movimento reivindicatório, e sim, é um protesto.

      Abraços!

      Excluir
  6. Como disse a Lulu, também acho o protesto legítimo, porém qualquer tipo de vandalismo como pichações, queima de materiais, depredações, etc., fogem a esfera do protesto e passa a ser um caso de polícia, e esse tipo sim deve ser observado, separado e punido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "fogem a esfera do protesto e passa a ser um caso de polícia, e esse tipo sim deve ser observado, separado e punido.".

      Concordo plenamente. Abraços!

      Excluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.