Seguidores

17 de jan. de 2012

Cuidado com os trapaceiros






Uma pesquisa divulgada no site da Revista Galileu mostra que trapaceiam em games sociais também trapaceiam na vida real. Os traidores virtuais são 3,5 vezes mais propensos a serem desonestos na vida real em comparação com aqueles que são honestos nos jogos, e isso se dá porque eles tomam o que ocorre no mundo virtual como espelho para o real. 








E porque a trapaça? Por conta da banalização e da comodidade. Queremos sempre o melhor para nós, claro, e na sociedade funciona assim: é algo imperdoável o ato que choque a humanidade. O que não choca, é perdoável, o que é comum, já é permitido socialmente. 

Antigamente as coisas funcionavam na base da confiança, hoje é na base da prova. Antes não era feito porque feria o caráter, hoje é somente o medo de ser pego. Já pensou se qualquer homem ou mulher tivesse a certeza que ao trair o seu cônjuge, não iria ser descoberto? Se ao ver aquela carteira dando sopa cheio dinheiro, soubesse que poderia se apoderar do dinheiro tranquilamente que não iria dar problemas mais tarde?

Não vamos ser hipócritas, ou falsos-moralistas: muitos de nós iria aproveitar uma oportunidade dessa uma vez na vida. Na escola, pesquei algumas vezes, mesmo sabendo que poderia ser pego, e hoje não faço mais isso porque descobri o valor do meu conhecimento numa Universidade. 


Hoje muitos trapaceiam, de forma que já se tornou hábito, costume. Já faz parte da cultura. E a cada dia a tecnologia mostra quão fácil é trapacear, a começar do mundo real. Se tornou mais cômodo, fácil, rápido e atrativo.  Aliás, ouso aqui dizer que certas culturas dependem da trapaça. Programas locais em que só passam criminalidade só existem porque há pessoas que gostam de assistir as desgraças do dia, e senta na frente de uma TV todos os dias, na mesma hora, para dar ibope e apoiar aquilo que se passa. 

E você? Qual sua visão sobre trapaça?





8 comentários:

  1. Se você trapacear e ninguém ver ou souber, quem vai falar que está errado? Hoje em dia esperto é aquele que não cai nas trapaças dos outros.

    E eu sempre digo para minha irmã que os noticiários são meio que filme de drama e terror. Mas a verdade é que eles ganham audiência em cima das infelicidades dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse na postagem Alex... hoje em dia o errado é o que descobrem, não o que sua consciência estranha. Grande abraço!

      Excluir
  2. Se eu tivesse coragem trapacearia todos HAHAH
    Mas isso é uma forma de enganar á mim mesma.

    Não sou uma santa, mas sempre que tenho uma oportunidade, passo a perna em alguém kkk

    Um Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo bonito de se dizer? Não, com certeza não. Mas dizer o que não é para se passar por bonzinho é hipocrisia... que é trapaça do mesmo jeito. Abraços e obrigado por sua visita

      Excluir
  3. Oi, Djoni! Seria hipocrisia dizer que nunca se trapaceou na vida, pelo menos um pouquinho. Mas penso que a maturidade e os conhecimentos adquiridos ao longo da vida nos mostram que a trapaça nunca é o melhor caminho, pois dificilmente alguém não será prejudicado. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela história Bia... a mentira tem perna curta, rs. Como falei na postagem, já pesquei, mas depois que eu vi o que perdi naquelas matérias que pesquei, procurei estudar, já que era pro meu próprio bem. Abraços e obrigado por sua visita

      Excluir
  4. - Como é tá Djoni. Beleza?

    Pra mim trapaça é um ato muitas vezes originário na infância da pessoa que teve dificuldades para arranjar alguma coisa, ou falta de interesse em arregaçar às mangas e alcançar algo por esforço. É bem difícil entender alguém assim se você não é da mesma laia, diz ae...

    Até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que existe alguém que não é da mesma laia? Será que em certos momentos, mesmo que seja para algo maior, proteger alguém, você nunca cedeu a oportunidade de trapacear?

      Excluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.