Seguidores

30 de jan. de 2012

E da beleza se formol o câncer

Formol é uma substância cancerígena que possui diversas funcionalidades, e a menos a aconselhável  é, sem dúvidas, para alisar cabelos. Mas, infelizmente, ainda é uma das maiores aplicabilidades que possui. Dinheiro e beleza ainda se mostram como prioridades para comerciantes, cabeleireiros e consumidores.







Primeiramente gostaria de informar a vocês que meu blog está de portas abertas para colaboradores. Qualquer um que queira aqui publicar uma postagem, seja crônica, conto, poesia ou artigos de opiniões, é só entrar em contato comigo e acertaremos os detalhes do conteúdo e data.
Alisamento de cabelos é uma prioridade para muitas mulheres – e até homens – que não possuem cabelos lisos, ou que já tem e quer manter, ou deixá-lo ainda mais liso. Muitas vezes o cabelo não é nem considerado “ruim”. Lindos cachos, crespos e ondulados dão lugar a uma seda, um cabelo escorregadio e brilhoso.

E para alcançar esses meios são usados vários tipos de produtos com os mais variados nomes. Muito deles usam formol, a substância descrita na introdução dessa postagem e que já a bons anos é proibido seu uso pela ANVISA. Acredito que até o último domingo, as pessoas que assistiram ao fantástico não sabiam que as mais diversas escovas, como a inteligente e progressiva, ainda fazem o uso dele.

O programa também apresentou as conseqüências do produto, como queimaduras, cicatrizes, complicação respiratória e de circulação sanguínea e, claro, o câncer. Você pode ter em sua cabeça hoje um produto que é usado para conservar cadáveres e fazer produtos de limpeza.

Esqueçam culpados. Se formos procurar culpados, os primeiros que encontramos somos nós mesmos. Claro que muitos comerciantes não ligam para isso. Querem ganhar melhor e vão fazer o que for possível para isso. Lógico que vários cabeleireiros entram na mesma situação. Depende de nós, consumidores, acabarmos com isso, procurar outras formas, ou nos amarmos mais do jeito que somos. Devemos sempre procurar melhorar, mas melhorar piorando não é melhorar.  

Eu também sinto a necessidade de ser bonitão, gostosão, acredite. Isso é um incentivo, aumenta a auto-estima. É agradável. É saudável, mas é simplesmente incoerente deixar que algo que fica dentro da nossa cabeça, chamado neurônio, cuja utilidade é conservar nossa vida por meio de nossa inteligência, seja literalmente queimado e vencido por algo que fica em cima de nossa cabeça, chamada formol, que serve para conservar nossa morte por meio da ignorância. 

3 comentários:

  1. Olá Djoni,

    quando se trata da busca por beleza e padrões estéticos a palavra risco vem atrelada a vários destes procedimentos, este do formol nos cabelos é um deles, tão grave quanto as fórmulas ilegais de pílulas para emagrecimento e as cirurgias sem muito critério, algumas até feitas em locais duvidosos, com profissionais incapacitados. A questão é: em que momento deixamos a ditadura da beleza substituir nossa responsabilidade e cuidado com a saúde e a própria manutenção da vida.

    Beijos, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Olá,Djoni!!

    Eu adoraria ter aquele efeito no cabelo,mas nunca quis arriscar, e olha que antes não sabiam ao certo os malefícios...ao menos não era divulgado.
    Mas o que disseste é certo, se temos que culpar alguém é nós mesmos!se não houvesse consumidor,não haveria oferta!
    A inversão de valores é que é preocupante!Vale tudo para ficar bonita?????
    Pra mim NÃO!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É por aí, Djoni... O culpado, é o próprio consumidor!
    Antes mesmo desta reportagem passar, eu já desconfiava disso e sempre que ia ao salão para escovar o cabelo, vinha a cabeleireira com aquele "papo chato": Ah! se você tá sempre aqui para escovar o cabelo, porquê não aproveita para fazer a nova escova (flores, chocolate, inteligente, etc), esta aqui, não tem formol, ela não prejudica o cabelo e blá blá blá". Vou te confessar que, algumas vezes, ficava irritada e com vontade de agir de forma rude com elas, mas com educação, eu simplesmente dizia: "Não quero, obrigada!" e às vezes, complementava: "Tô pensando em deixá-lo cachear de novo!" E vou te confessar, outra coisa, eu já cacheei meu cabelo, e penso em escovar (só com secador e o puxa-puxa de escova de cabelo), esporadicamente, em algumas situações, mas nada de formol, ou seja, lavou, tá cacheado de novo! Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.