Seguidores

10 de jan. de 2012

Quer vencer na vida? Seja bonito

angelina jolie e brad pitt
É isso mesmo que você leu. Quer vencer na vida? Seja bonito. Não é preconceito meu, acredite. Foi divulgada uma matéria na Revista Galileu que fala justamente disso, cientificamente falando. Sucesso profissional, maiores ganhos e menores penalidades. 

Dois candidatos  com a mesma experiência profissional, com os principais atributos idênticos. O critério de desempate da mente é a beleza. É o chamado preconceito interno: o entrevistador colocou como um requisito determinante a aparência, mas nem desconfia que foi influenciado por esse fator. E isso tem sido comprovado por pesquisas, de acordo com a Revista Galileu. 

Revista Galileu - Os mais bonitos são mais favorecidos na vida

livro bealt pays, do autor Daniel Hamermesh
E não é só em entrevista de empregos. Criminosos recebem penas menores, um professor é melhor avaliado pelo aluno e atletas ganhem salários mais altos. Quem fala de cada ponto desse é Daniel Hamermesh, um economista americano em seu livro Beauty Pays:  Why Atractive People are More Successful (A beleza rende: porque as pessoas atraentes têm mais sucesso). Ainda não chegou ao Brasil.

Sabe quanto pode render sua beleza? Até US$ 230 mil (mais de 420 mil reais) ao longo da vida, se comparado desprovido de beleza. Seleção Natural com mais uma de suas peripécias.  


Sempre imaginei que aparência pudesse ser ponto determinada em ofertas de emprego ou relacionamentos, por exemplo. Mas falo dos cuidados físicos, como vestimenta, asseio e perfume. Mas não imaginasse que englobasse tantos fatores, e pudesse favorecer em tantos locais. Seria hora de criar leis de defesa aos feios? Uma cota na Universidade de 10% para feios, ou preferência nas filas?

9 comentários:

  1. Olá amigo!
    Muito obrigada pelo comentário em meu blog e que contribuiu muito! ^^

    Mas vamos ao tema aqui!
    Cota para feios? Isso me lembra um dos programas "Grampo MTV" onde se falou também do assunto! Inclusive destacando que "ser feio" é algo que não é "perdoado" por muita gente na cultura de forma global! Há um pressuposto que todos teriam condições de "melhorar a aparência", "emagrecer, se for o caso"... Que enquanto outros preconceitos são combatidos, os preconceitos quanto à orientação sexual, etnia etc, o "preconceito com os feios" (pode incluir aí os gordinhos) corre solto e a "feiura" não recebe perdão! =/
    Acho que seria interessante conseguir essa edição do programa.
    Podemos lembrar também que ainda há áreas onde alguém bonito tem sua capacidade subjulgada por grupos de pessos, como "a jornalista bonita demais", há quem fique pressupondo que conseguiu "estar ali" por ser bonita, ou coisa pior =x, há aquilo de "bonita ser burra"... e etc. Enfim existe também esse ponto que pode estar sendo comentado pela galera.

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk!!!Essa pesquisa pode ate ser verdade, mas isso não seria tema de segregação pseudo existente entre feios e bonitos...?buáááá..A favor das cotas!!XD!

    http://eitapreulacampina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amo a revista galileu,
    excelente blog. curti =D

    ResponderExcluir
  4. A beleza EXTERIOR contribui algumas vezes, mas na maioria dos casos, o que vale é o caráter e a personalidade, o que existe de belo no interior. Na minha vida, a prioridade são as belezas da alma de cada ser, isso me encanta.
    Quanto ao comentário que fez no meu blog, o perdão é bem mais barato, vale mais apena e não atormenta na hora de dormir... rsssrs
    Bjos, felicidade para você e sua esposa, aliás, ká é transparente a felicidade e o amor que sentes por ela. Parabéns, meu amigo.
    mariibrigadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente a beleza exterior acaba pesando 98% em alguns casos.
    Isso se torna frustrante rs.

    Coloquei seu banner nessa página; http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/p/expressionistas-o.html
    E já estou ti seguindo.

    Um Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a parte das cotas, é coisa tão em alta hoje em dia que não duvidemos pois é bem capaz de aparecer.
    Mas é bem verdade que aparência é critério decisivo em muitas, se não todas as situações da vida humana. E que atire a primeira pedra quem nunca usou da beleza como critério de classificação.

    ResponderExcluir
  7. TEMOS QUE TER BELEZA INTERIOR MAS SER BONITO AJUDA.

    ResponderExcluir
  8. Bom sempre pensei que aspecto físico não contava e sim uma bela aparência no quesito higiene e boas vestes, mas enfim, os feios também sofrem preconceitos...

    Amigo aproveito para agradecer a visita em meu blog, e sejas bem vindo sempre, e ja lhe sigo aqui...

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Essa matéria apenas comprova uma verdade que existe há séculos. E digo mais, 'todas as pessoas são preconceituosas' quando optam por uma pessoa a outra analisando apenas o fato da beleza. Isso hoje em dia se tornou algo natural. Mas analisando bem, isso é algo bom, pois assim os feios são forçados a pararem de reclamar e cuidarem melhor de si mesmos. Por mais que uma pessoa seja feia ela sempre pode melhorar a sua beleza. Fazendo exercícios, academia, 'fazendo bom uso dos salões de beleza', usando roupas mais adequadas, e o mais importante de tudo: não se tornar uma pessoas vulgar e melhorar a sua auto-estima.

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.