Seguidores

11 de jan. de 2012

Você tem bersonalidade?

Com o mundo e o meio vamos construindo nossa personalidade. Mudamos a toda hora, as vezes de forma pouco notável, as vezes escandalosa. Mas uma dos pilares para filtrar mudanças é aquela personalidade que adquirimos no âmbito familiar, aquela personalidade que adquirimos de "berço", tai então a bersonalidade. Não adianta molhar os galhos de uma planta se não dermos os nutrientes necessários para a raiz.





Nas últimas semanas o assunto mais falado era, sem dúvidas, o Big Brother Brasil. Na blogosfera, predominavam as críticas ao programa, o incentivo à leitura e a comprovação que o BBB é uma cultura inútil com um único fim comercial. Concordo plenamente. Mas, como comentei nessas postagens, afirmo aqui: por diversos motivos, até mesmo cidadãos que apreciam uma boa cultura tem a necessidade de aderir a uma cultura inútil de vez em quando. E ontem, exausto do meu dia corrido, sem cabeça para ler um livro e a curiosidade de saber o que iria rolar naquela cultura inútil, acabei por assistir.

E foi aí que me deparei com uma declaração importante do João Carvalho ao Bial, ao explicar o que significa "bersonalidade". Observando direitinho, já tiramos duas palavras dai: berço e personalidade. É - no mínimo - interessante. E só esse termo já "pagou" o tempo que gastei assistindo ao programa. Porque ele me inspirou a fazer essa postagem aqui com os que assistiram e não assistiram ao programa.

Acredito que nosso destino quem faz somos nós mesmos, nosso futuro e nossa moral. Mas sempre algo fica do passado, da raiz, pois é nossa natureza. O importante é reconhecermos nossa bersonalidade e trabalharmos com ela, com o objetivo de nos melhorarmos.

E vocês? Sabem qual a bersonalidade de vocês?

5 comentários:

  1. "Bersonalidade" é fundamental!
    É na família que aprendemos princípios básicos de educação, moral, ética...
    Evoluímos o tempo todo e, com isso, vamos agregando valores, discernimento, adquirindo cultura... mas a base precisa manter-se firme, pois é ela que sustenta a construção.

    ResponderExcluir
  2. Oi, que legal sua postagem! Eu estava estudando para um concurso quando escutei o termo na tv, parei e prestei atenção. O novo termo, "bersonalidade", sob meu ponto de vista, expressa algo que é raro hoje em dia: ter personalidade sem agredir o outro, com educação. E educação, vem de berço. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou de férias em um hotel e ai não tem como não assistir o BBB, vi ontem sobre essa palavra, bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade todo mundo pensa que sabe! Mas penso que sobre esse tipo de avaliação a opinião dos outros é muito importante!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. vou analisar no macro: tenho a fama de intelectual e sou criticado por defender o big brother, tenho argumentado que não existe cultura inútil, pois de uma forma ou de outra tras ensinamentos, claro que estes ensinamentos não são vistos por todos, pois já interpretam determinada situação (no caso o bbb) sob uma ótica cheia de preconceitos. quando dizem que tal programa é passatempo de burguês concordo tambem, discordo e sempre discordei quando dizem que não tem nada a ensinar. acredito que algo só não tem nada a ensinar quando alguem julga que não tem mais nada a aprender. com apenas um instante de observação do programa da deu para o autor do texto entrar no modo reflexão, imagina o quanto não houve em mais onze edições?

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.