Seguidores

20 de jun. de 2013

Ser gay não é doença. Mas ser fanático religioso vai ser.


O Fundamentalismo religioso futuramente será tratado como doença mental. Ao menos foi o que revelou uma publicação na Revista Época, apresentada num festival literário do Reino Unido. Querem aprovar a cura gay. Quem deverá ser curado, afinal?


Sempre repudiei a cura gay - apelido do Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Direitos Humanos, cujo presidente é o Marco Feliciano. O projeto tem como objetivo revogar o que foi ordenado pelo Conselho Federal de Psicologia, onde proíbe não só tratar um gay como doente, mas também convertê-lo a heterossexualidade. Exige ainda que os psicólogos façam o possível para que ele supere a situação de preconceito sofrida por conta da homossexualidade. A resolução pode ser lida aqui

Ilusoriamente, justificam-se dizendo que não é cura gay, mas só permitirá que um gay tenha o direito de procurar um psicólogo para ser convertido em hétero. Não existe absolutamente nenhum "tratamento" comprovado que funcione nesse sentido, na psicologia, e certamente, se considera que o gay precisa de tratamento, então estão oferecendo cura para o que não é doença. 

Enfim, Kathleen Taylor, pesquisadora de neurociência da Universidade de Oxford, divulgou uma pesquisa que mostra que fundamentalistas religiosos poderão ser enquadrados como doentes mentais. Radicalismos religiosos são comparados a lavagens cerebrais, tanto do radical, quanto do radicalizado, o que é danoso e precisa ser tratado. A notícia pode ser conferida aqui

Assim sendo, temos agora uma mudança dos polos: não há cura gay, não existe. Mas futuramente haverá para os fanáticos que, em vez de ficarem com suas crenças dentro dos templos, querem expandi-las, mesmo que isso fira os direitos humanos e prejudique quem quer que seja. Feliciano, cure minha heterossexualidade. Antes, cure seu fanatismo. 






2 comentários:

  1. Embora achar esses debates desnecessários, pois cada pessoa tem o direito de fazer o que bem quiser com o seu próprio corpo, faço uma ressalva no que diz respeito o Homossexualismo ser doença ou não, bem como o fanatismo religioso:

    1. A natureza trabalha para que as espécies de um modo geral sobrevivam e se perpetuem, apesar das adversidades naturais. Desta forma, ser gay não ajuda na perpetuação da nossa espécie. Assim, caso o homossexualismo não seja uma doença, os gays devem ser tratados com normalmente, igualmente aos héteros, pois se os homossexuais tiverem acesso à Leis especiais e diferenciadas, estão na verdade homologando a condição de cidadão portador de necessidades especiais, e, consequentemente poderão ser classificados como doentes (até porque são minoria);
    2.No caso das religiões nem precisa pensar muito, pois o simples fato de acreditar em coisas subjetivas...lendas infantis, e a partir dessa "crença" infundada: agredir, ofender, classificar as outras pessoas como perdidas e "condenadas", indica também um forte indício de doença mental. E para desfazer essa impressão os religiosos precisariam acreditar também em Papai Noel. Contudo, na verdade sabemos que o que move as religiões sempre foi o DINHEIRO. Retirem a circulação de dinheiro nas igrejas e verão que todas irão fechar as portas, pois vivem da exploração de pessoas incautas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana primeiro obrigado pela participação. Gosto muito quando recebo argumentos, raciocínio. Isso é ótimo mesmo.

      Eu acho necessário na medida do possível esse tipo de debate. Tipo assim: se eu vou no seu blog de religião e começo a postar isso, é inconveniente. Mas aqui no meu espaço, quem se incomodar, antes de responder, devem no mínimo raciocinar um pouco, entende?

      Quanto mais houver senso crítico sobre o assunto, seja meu ou do comentarista, melhor. Vamos lá em relação aos tópicos:

      1. Eu concordo plenamente que GLBTT (não adianta eu falar homossexual, se eu me refiro também a Bi, Transex e Travesti) e heterossexuais devam ter o mesmo tratamento. Nada de tratamento especial. Simplesmente poderem se casar, ter filhos adotivos, se beijar em publico como heteros beijam, e serem tratados com respeito.

      2. Com certeza, eu concordo plenamente. Mas ai o dinheiro move os líderes, e os fiéis são movidos pelo fanatismo, e aí que surge a possibilidade de ter uma doença mental. Você acha que tributar as igrejas grandes como tributam empresas resolveria grande parte dos problemas? Eu acredito que sim.

      Abraços!

      Excluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.