Seguidores

28 de dez de 2011

Anonymous: Os cangaceiros de hoje?

anonymouscangaceiros




Sería hoje os Anonymous o que eram antes os cangaceiros, só que muito mais evoluídos, abrangendo um número muito maior de seguidores? São heróis ou vilões? Justiceiros ou Criminosos? 





Os cangaceiros eram homens que andavam armados e em bandos pelo sertão nordestino entre o final da década de XIX e inicio da década de XX. O Anonymous tem como arma a própria internet, tem como grupo qualquer um que assuma a causa deles, e começaram a aparecer em 2003, mas consolidaram ações hackers em 2008. 


Os Cangaceiros Tinham suas próprias regras de conduta e suas próprias leis. Vagavam de um local para o outro (não possuíam residência fixa), vivendo de saques e doações. Eles eram temidos pelas pessoas e espalhavam o medo por onde passavam. Freqüentemente enfrentavam as forças policiais do governo.  Os Anonymous da mesma forma, sua residência é a internet inteira. Mas não precisam - teoricamente - de saques e doações para viver. E só espalham o medo no Governo e Empresas que vão contra o que eles acreditam ser correto. 


Os cangaceiros, nos combates contra policiais, levavam vantagem, pois tinham grande conhecimento do território nordestino. Conheciam as rotas de fuga, locais onde poderiam encontrar alimento, fontes de água e plantas medicinais. Conheciam também os lugares de difícil acesso que serviam como excelentes esconderijos.Os anonymous tem absoluta vantagem na internet, conhecendo a área inteira, rotas de fuga, e como se camuflarem.


Existiram vários bandos de cangaceiros, porém o mais conhecido foi o liderado por Lampião (conhecido como o "rei do cangaço"). Foram extintos na Era Vargas, Sendo Lampião e seus companheiros eliminados em 1938. O anonymous não tem um líder, é um grupo anarquista. 



Os cangaceiros costumeiramente roubavam dos ricos e davam aos pobres. Muitas vezes, o “Rei do Cangaço”, Lampião, foi associado à Robin Hood, pois roubava comerciantes e fazendeiros e dava parte do dinheiro aos pobres. O Anonymous, além das causas defendidas, teve como sua última peripécia o roubo a dados de cartões de crédito e a doação a instituições de caridade. (veja a notícia aqui)


O que o Anonymous defendem?

Teoricamente qualquer causa que defenda a liberdade de expressão e de direitos. Praticam crimes em prol do bem. De um lado são vistos como heróis, justiceiros. Por outro, são vistos como ladrões, criminosos. Justifica fazer o que eles fazem em prol do bem? Isso é correto? Cada um tem uma resposta diferente. Qual é a sua?


Os cangaceiros foram "silenciados". No caso dos Anonymous, a dificuldade será bem maior. Será que um dia serão? A resposta do Cartel Mexicano (veja mais aqui) seria um sinal?


Veja mais: 13 ataques fulminantes do grupo hacker Anonymous
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/13-ataques-fulminantes-do-grupo-hacker-anonymous


Vídeo: apresentação dos Anonymous


E vocês, o que acham do Grupo Anonymous?