Seguidores

24 de fev. de 2012

O poder do óbvio

Como blogueiros, profissionais e até cidadãos ocultamos certas informações que são óbvias para nós, mas que para muitos essa informação é desconhecida. Na hora da concorrência, ou quando precisamos mostrar quão competentes somos em qualquer caso que já citei, o óbvio é o que faz a diferença. Veja nesse artigo o quanto o óbvio pode te surpreender. 





Sempre que posso assisto ao programa de rádio do Max Gehringer na CBN. Sempre gostei dele, principalmente por ele ser bem claro e objetivo no que fala. Não precisa detalhar muito, ele fala o suficiente, mas de forma completa. Em um de seus programas, ele falou sobre o poder do óbvio. Que poder é esse?

Max afirma que quando era mais novo, trabalhava em uma empresa de batatas fritas, e era líder no mercado. Até que um dia, na esquina da empresa, um rapaz inaugurou um carrinho de batatas fritas, colocou o seguinte aviso, bem enfático: “Batatas fritas totalmente sem colesterol”. A partir daquele momento, o carrinho começou a fazer o maior sucesso, e a empresa começou a diminuir nas vendas.

O patrão de Max então liga para ele, e pergunte se não é possível que a empresa faça batatas fritas sem colesterol. Óbvio que sim, não só era como já faziam. Batatas fritas são feitas no óleo vegetal, sendo que penas o óleo animal contém gordura, assim sendo, batatas fritas não tinham gordura, óbvio. Mas o óbvio parece não ter ficado tão claro para muita gente, e assim o próprio Max acabou por se render e colocou o mesmo aviso acerca de suas batatas, e as vendas voltaram aumentar. Até o seu chefe o elogiou e disse que a batata frita ficara bem mais gostosa do que antes. Lembrando que, era a mesma batata frita, nada foi alterado.

Seja sincero: você sabia disso sobre as batatas fritas? Eu não. Como blogueiros, profissionais e até cidadãos ocultamos certas informações que são óbvias para nós, mas que para muitos essa informação é desconhecida. Na hora da concorrência, ou quando precisamos mostrar quão competentes somos em qualquer caso que já citei, o óbvio é o que faz a diferença. Parabéns ao Max pelo excelente programa.  

2 comentários:

  1. Oi Djoni,

    o óbvio fica implícito que todos sabem, mas entre saber e confrontar aquilo que se sabe existe um longo caminho, o que o dono do carrinho de batatas fritas fez foi isso, confrontou a condição de sua batata com a ideia que o público fazia dela.

    Aqui vai um aparte, as frituras em óleo são tão prejudiciais quanto o colesterol, pois a gordura saturada do óleo ao ser aquecido, transforma-se em substancia tóxica ao organismo, acho que todos ou quase todos sabem disso, mas enquanto esta ideia não for confrontada com a imagem da batata ao freguês as batatas continuarão "saudáveis" aos olhos dos que as consomem. Agora, experimente por perto do carrinho ou da loja do Max a seguinte frase: " batatas em óleo saturado, toxico ao organismo", embora todos saibam disso, ou seja, é o obvio, o confronto com a ideia é que gera a ação, as batatas perderiam inúmeras vendas.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. As vezes não passamos informações pelo simples fato dela ser obvia para nós, e que a maioria das pessoas não sabem. E essas podem fazer a maior diferença, como no caso citado pelo Max.

    #ficaadica
    abç

    ResponderExcluir

Quer receber notificação das respostas ao seu comentário por e-mail? Clique em "Inscrever-se por e-mail", logo abaixo de onde digitar o comentário.